Maria aos pés da cruz

7º Dia da Novena à Virgem da Ternura

7º Dia da Novena à Virgem da Ternura

Oração de invocação ao Espírito Santo – Sequência do Espírito Santo

(Refrão)Vem, ó Santo Espírito
Manda do céu a todos nós
Um raio da tua luz, um raio de luz
Vem ó Pai do pobres,
Vem, doador de tantos dons,
Luz de cada coração, dos corações.

  1. Consolador perfeito, hóspede doce da alma, suave alegria, suave alegria.
    Na fadiga, repouso, no calor, restauro, em todo pranto, conforto, em todo pranto, conforto.

Vem ó Santo Espírito…

  1. Luz beatíssima, invade os nossos corações. Sem a tua força, nada, nada existe no homem.
    Lava o que é impuro, aquece o que é frio, eleva o decaído, eleva o decaído.

Vem ó Santo Espírito…

  1. Doa a todos os teus fiéis, que confiam sempre em ti, os teus santos dons, os teus santos dons. Doa virtude e prêmio, doa morte santa, doa alegria eterna, doa alegria eterna.

Vem ó Santo Espírito…

Leitura – João 19, 25-30

Jesus e sua mãe — 25“Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. 26Jesus, então, vendo sua mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis o teu filho!” 27Depois disse ao discípulo: “Eis a tua mãe!” E a partir dessa hora, o discípulo a recebeu em sua casa.

A morte de Jesus — 28Depois, sabendo Jesus que tudo estava consumado, disse, para que se cumprisse a Escritura até o fim: “Tenho sede!” 29Estava ali um vaso cheio de vinagre. Fixando, então, uma esponja embebida de vinagre num ramo de hissopo, levaram-na à sua boca. 30Quando Jesus tomou o vinagre, disse: “Está consumado!” E, inclinando a cabeça, entregou o espírito”.

Meditação

Ao contemplarmos a morte de Jesus na cruz, mergulhamos no insondável amor de Deus por nós, amor que jamais conseguiremos medir e experimentar profundamente, nem mesmo após a nossa morte, na eternidade. Esse amor é como um grande oceano, que nossa vista nunca consegue alcançar o outro lado, mas podemos mergulhar nesse oceano e, assim, ficarmos completamente envolvidos por ele. Seguindo esse exemplo, podemos fazer o mesmo com o amor de Deus: mergulhar nesse oceano infinito de amor pela fé e nos deixar envolver completamente por ele.

Na cruz, momento maior da manifestação do amor de Deus, Jesus entrega sua mãe ao discípulo amado, aquele que na última ceia estava recostado no peito de Jesus. E o texto do evangelho nos diz: “e, desde esse momento, aquele discípulo recebeu-a em sua casa” (Jo 19,27). Assim, também hoje, possamos receber a Virgem Maria na casa do nosso coração, para que ela seja para nós a Mãe da Ternura.

(se a novena for feita pessoalmente, faça um momento de silêncio para meditar; se for feita em grupo, é o momento para a partilha).

Oração do dia:

Ó Virgem da Ternura, tu que permaneceste de pé ao lado do teu Filho quando ele dava sua vida pela humanidade, ajuda-nos a também ficarmos de pé, por meio das virtudes da fé, esperança e caridade, diante dos desafios, dores e sofrimentos da nossa vida, para que assim também possamos possuir em nossas vidas a virtude da ternura. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo…

Consagração à Virgem da Ternura

Consagro-me a ti, ó Virgem da Ternura, tu que és a amada filha de Deus Pai, obediente esposa do Espírito Santo e mãe amorosa de Jesus. A tua íntima relação com a Trindade santa te transfigurou num grau de beleza, doçura e ternura jamais alcançados por nenhuma outra criatura do céu ou da terra.

Ó Virgem da Ternura, tu que és bela, atrai meus sentidos, afetos e faculdades para Jesus para que assim eu possa conhecê-Lo como “Caminho, Verdade e Vida”.

Ó Virgem da Ternura, tu que foste plenamente dócil a Deus, ensina-me o caminho da obediência ao teu Filho Jesus, para que eu possa dizer como São Pedro: “a quem iremos, só tu tens palavras de vida eterna”.

Ó Virgem da Ternura, tu que, ao conviver íntima e profundamente com teu Filho Jesus, te tornaste toda terna, ensina-me o caminho da intimidade com Ele, para que eu também possa dizer como São Paulo: “já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”.

Por fim, ó mãe bela, doce e terna, como filho confiante na tua união com teu amado Jesus, peço a graça…. (pedido pessoal), sabendo que serei atendido conforme a vontade do Pai, que me ama e sabe o que é melhor para mim. Amém.

Pai nosso…

Ave-Maria… 

Cesar Augusto Nunes de Oliveira Marjorie Maria Montenegro Nunes de Oliveira

Responsáveis pelo Movimento

Cesar Augusto Nunes de Oliveira

Marjorie Maria Montenegro Nunes de Oliveira

Às quartas-feiras, 20 h Paróquia Santa Teresinha. Rua Martim Francisco, 627 – Vila Buarque.

Às quintas-feiras, 20h Reunião online, pela plataforma Zoom. Se tiver interesse em participar entre em contato (11) 98279-8208.

Encontros Semanais

Às quartas-feiras, 20 h na Sede do Movimento da Transfiguração. Rua Martim Francisco, 627 – Vila Buarque.

Às quintas-feiras, 20h Reunião online, pela plataforma Zoom.
Se tiver interesse em participar entre em contato (11) 98279-8208.

Movimento da Transfiguração Rua Martim Francisco, 627 – Vila Buarque.

Sede Movimento da Transfiguração
Rua Martim Francisco, 627 – Vila Buarque.