A Visitação

2º Dia da Novena à Virgem da Ternura

2º Dia da Novena à Virgem da Ternura

Oração de invocação ao Espírito Santo – Sequência do Espírito Santo

(Refrão)Vem, ó Santo Espírito
Manda do céu a todos nós
Um raio da tua luz, um raio de luz
Vem ó Pai do pobres,
Vem, doador de tantos dons,
Luz de cada coração, dos corações.

  1. Consolador perfeito, hóspede doce da alma, suave alegria, suave alegria.
    Na fadiga, repouso, no calor, restauro, em todo pranto, conforto, em todo pranto, conforto.

Vem ó Santo Espírito…

  1. Luz beatíssima, invade os nossos corações. Sem a tua força, nada, nada existe no homem.
    Lava o que é impuro, aquece o que é frio, eleva o decaído, eleva o decaído.

Vem ó Santo Espírito…

  1. Doa a todos os teus fiéis, que confiam sempre em ti, os teus santos dons, os teus santos dons. Doa virtude e prêmio, doa morte santa, doa alegria eterna, doa alegria eterna.

Vem ó Santo Espírito…

Leitura – Lucas 1, 39-45

A visitação — 39 Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá. 40Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. 41Ora, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: ‘Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!43Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite? 44Pois quando a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu ventre. 45Feliz aquela que creu, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!’”.

Meditação

Isabel proclama duas bênçãos sobre Maria, que são crescentes em importância: a primeira é sobre a maternidade física do Messias, em que ela diz: “tu és bendita entre todas as mulheres, e bendito é o filho que levas em teu seio” (Lc 1,42). Esta saudação é semelhante à da mulher que, já no tempo do ministério público de Jesus, disse no meio da multidão: “felizes as entranhas que te geraram, e os seios que te amamentaram” (Lc 11,27); ao que o próprio Jesus respondeu: “felizes antes os que ouvem a Palavra de Deus e a põe em prática” (Lc 11,28). É por isso que a segunda bênção de Isabel sobre Maria é muito mais profunda, demonstrando uma maior dignidade: “bem-aventurada és tu que acreditaste naquilo que foi dito pelo Senhor” (Lc 1,45).

A maior dignidade de Maria advém de ser ela a primeira discípula de Jesus, porque acreditou e acolheu a Palavra de Deus em sua vida. Com isso, podemos chegar à conclusão de que Maria é duplamente bem-aventurada: primeiro por ser a mãe do Messias; e segundo, porque acreditou na Palavra do Senhor, como discípula. A segunda bem-aventurança é a mais importante.

(se a novena for feita pessoalmente, faça um momento de silêncio para meditar; se for feita em grupo, é o momento para a partilha).

Oração do dia:

Ó Virgem da Ternura, tu que és “bem-aventurada porque acreditaste”, ajuda-nos a crescer na fé no Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, e que esta fé nos impulsione a nos colocar apressadamente a serviço do outro.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo…

Consagração à Virgem da Ternura

Consagro-me a ti, ó Virgem da Ternura, tu que és a amada filha de Deus Pai, obediente esposa do Espírito Santo e mãe amorosa de Jesus. A tua íntima relação com a Trindade santa te transfigurou num grau de beleza, doçura e ternura jamais alcançados por nenhuma outra criatura do céu ou da terra.

Ó Virgem da Ternura, tu que és bela, atrai meus sentidos, afetos e faculdades para Jesus para que assim eu possa conhecê-Lo como “Caminho, Verdade e Vida”.

Ó Virgem da Ternura, tu que foste plenamente dócil a Deus, ensina-me o caminho da obediência ao teu Filho Jesus, para que eu possa dizer como São Pedro: “a quem iremos, só tu tens palavras de vida eterna”.

Ó Virgem da Ternura, tu que, ao conviver íntima e profundamente com teu Filho Jesus, te tornaste toda terna, ensina-me o caminho da intimidade com Ele, para que eu também possa dizer como São Paulo: “já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”.

Por fim, ó mãe bela, doce e terna, como filho confiante na tua união com teu amado Jesus, peço a graça…. (pedido pessoal), sabendo que serei atendido conforme a vontade do Pai, que me ama e sabe o que é melhor para mim. Amém.

Pai nosso…

Ave-Maria… 

Responsáveis pelo Movimento

Cesar Augusto Nunes de Oliveira

Marjorie Maria Montenegro Nunes de Oliveira

Encontros Semanais

Às quartas-feiras, 20 h na Paróquia Santa Teresinha.

Às quintas-feiras, 19 h na Paróquia Imaculado Coração de Maria.

Paróquia Santa Teresinha
Rua Maranhão, 617 – Higienópois.

Paróquia Imac. Coração de Maria
Rua Jaguaribe, 735 – Vila Buarque.

Mosteiro de São Bento
Largo de São Bento, s/n – Centro.

Cesar Augusto Nunes de Oliveira

Marjorie Maria Montenegro Nunes de Oliveira

Às quartas-feiras, 20 h na Paróquia Santa Teresinha.

Às quintas-feiras, 19 h na Paróquia Imaculado Coração de Maria.

Paróquia Santa Teresinha
Rua Maranhão, 617 – Higienópois.

Paróquia Imac. Coração de Maria
Rua Jaguaribe, 735 – Vila Buarque.