Oração de invocação ao Espírito Santo – Rei Celeste, Espírito consolador
Rei celeste, Espírito Consolador, Espírito de Verdade, presente em toda parte e a tudo cumulando, tesouro de todo bem e fonte da Vida, vinde, habitai em nós (2x), purificai-nos e salvai-nos, ó Vós, que sois bom!
Leitura – Atos dos Apóstolos 1, 12-14
Preparação para Pentecostes — 12“Então, do monte chamado das Oliveiras, voltaram a Jerusalém. A distância é pequena: a de uma caminhada de sábado. 13Tendo entrado na cidade, subiram à sala superior, onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, o Zelota; e Judas, filho de Tiago. 14Todos estes, unânimes, perseveravam na oração com algumas mulheres, entre as quais Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele”.
Meditação
Nos dias que antecederam a festa de Pentecostes, após a ressurreição de Jesus, os apóstolos perseveravam unidos em oração, mostrando o caminho para todos aqueles que desejam ser cheios do Espírito Santo. É o Espírito Santo que é capaz de nos transfigurar em Cristo e tornar toda a obra apostólica da Igreja realmente eficaz.
No meio dos apóstolos estava aquela que foi a criatura mais dócil ao Espírito Santo, a ponto de gerar Jesus no seu ser. Por isso, todos aqueles que realmente desejam ser dóceis a este Espírito, precisam desenvolver uma autêntica piedade mariana.
(se a novena for feita pessoalmente, faça um momento de silêncio para meditar; se for feita em grupo, é o momento para a partilha).
Oração do dia:
Ó Virgem da Ternura, tu que estiveste com os apóstolos no Cenáculo, em Pentecostes, sendo aquela que, pela oração e humildade, atraiu o Espírito Santo sobre eles (para os apóstolos), vos pedimos: intercede por nós para que a força, a luz e a unção do Espírito Santo venham sobre nós, para que, cheios de sua graça, possamos viver em plenitude nossa vocação de filhos de Deus, isto é, sermos transfigurados. Amém.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo…