Novena à Virgem da Ternura

A novena da Virgem da Ternura é um meio simples e ao mesmo tempo eficaz de nos introduzir no caminho de contemplação através dos ícones, usando invocações ao Espírito Santo, passagens da vida da Virgem Maria nas Escrituras, momentos de reflexão e oração.

Essa novena pode ser feita em qualquer época, mas recomendamos que seja iniciada no primeiro dia de cada mês. Por esta forma de piedade, podemos consagrar o mês que se inicia a Virgem Maria, para que ela gere Jesus em nós e em toda a humanidade.

No final de cada dia da novena, reza-se a consagração à Virgem da Ternura. Essa consagração pode ser rezada todos os dias – mesmo quando não se está fazendo a novena – sozinho ou unido a alguma outra piedade mariana, como por exemplo, o Terço. É muito recomendado que, tanto a novena como a consagração, na medida do possível, sejam rezadas diante do ícone da Virgem da Ternura, porque foram compostas como meios auxiliares na contemplação do ícone.

Por fim, essa novena foi composta para ser rezada pessoalmente ou em grupo, seguindo as orientações próprias de cada dia. As invocações ao Espírito Santo são colocadas com a métrica de música, dando a possibilidade de serem cantadas, o que nos ajuda a entrarmos mais facilmente em clima de oração. Esperamos que esta novena possa ajudá-lo na sua caminhada em busca da face de Deus, que se revela na pessoa de Jesus, pelas mãos da Virgem Maria.

 

Reze conosco os dias da novena: