Novena à Virgem da Ternura – 9º dia

A mulher vestida de Sol

Oração de invocação ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, vinde,
por meio da poderosa intercessão do Imaculado coração de Maria,
vossa amadíssima esposa.

Leitura – Apocalipse 12, 1-9 (A mulher vestida de sol)

A mulher vestida de sol — 1“Um sinal grandioso apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas; 2estava grávida e gritava, entre as dores do parto, atormentada para dar à luz. 3Apareceu então outro sinal no céu: um grande Dragão, cor de fogo, com sete cabeças e dez chifres e sobre as cabeças sete diademas;4sua cauda arrastava um terço das estrelas do céu, lançando-as para a terra. O Dragão colocou-se diante da Mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho, tão logo nascesse. 5Ela deu à luz um filho, um varão, que irá reger todas as nações com um cetro de ferro. Seu filho, porém, foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono, 6e a Mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe havia preparado um lugar em que fosse alimentada por mil duzentos e sessenta dias. 7Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus Anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão batalhou, juntamente com seus Anjos, 8mas foi derrotado, e não se encontrou mais um lugar para eles no céu. 9Foi expulso o grande Dragão, a antiga serpente, o chamado Diabo ou Satanás, sedutor de toda a terra habitada — foi expulso para a terra, e seus Anjos foram expulsos com ele”.

Meditação

A mulher vestida de sol é aquela que é transfigurada por excelência, porque ela reflete o Sol da Justiça que é o próprio Cristo. Os padres da Igreja sempre viram na imagem desta mulher a Virgem Maria; e na imagem do dragão, o inimigo de Deus, que, não podendo atacar diretamente a Deus, por ele ser infinitamente superior, ataca os filhos de Deus.

A presença da mulher vestida de sol no texto do Apocalipse está envolvida nessa grande batalha entre as forças do mal e os anjos de Deus. Ela é aquela na qual o inimigo de Deus nunca conseguiu nenhuma vitória, nem mesmo o mais leve consentimento às suas tentações. Por isso, a Virgem Maria é uma defesa segura contra as tentações do inimigo na nossa vida.

(se a novena for feita pessoalmente, faça um momento de silêncio para meditar; se for feita em grupo, é o momento para a partilha).

Oração do dia:

Ó Virgem da Ternura, tu que és a mulher vestida de sol, ajuda-nos a vencer todos as ciladas e tentações do inimigo, para que a luz de Cristo, que é o Sol da Justiça, expulse dos nossos corações as trevas do erro e do engano. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo…

 

Consagração à Virgem da Ternura

Consagro-me a ti, ó Virgem da Ternura, tu que és a amada filha de Deus Pai, obediente esposa do Espírito Santo e mãe amorosa de Jesus. A tua íntima relação com a Trindade santa te transfigurou num grau de beleza, doçura e ternura jamais alcançados por nenhuma outra criatura do céu ou da terra.

Ó Virgem da Ternura, tu que és bela, atrai meus sentidos, afetos e faculdades para Jesus para que assim eu possa conhecê-Lo como “Caminho, Verdade e Vida”.

Ó Virgem da Ternura, tu que foste plenamente dócil a Deus, ensina-me o caminho da obediência ao teu Filho Jesus, para que eu possa dizer como São Pedro: “a quem iremos, só tu tens palavras de vida eterna”.

Ó Virgem da Ternura, tu que, ao conviver íntima e profundamente com teu Filho Jesus, te tornaste toda terna, ensina-me o caminho da intimidade com Ele, para que eu também possa dizer como São Paulo: “já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”.

Por fim, ó mãe bela, doce e terna, como filho confiante na tua união com teu amado Jesus, peço a graça…. (pedido pessoal), sabendo que serei atendido conforme a vontade do Pai, que me ama e sabe o que é melhor para mim. Amém.

Pai nosso…

Ave-Maria…

 

Reze conosco os dias da novena: